Receita de omelete de couve-flor com cebola, um jantar saboroso e muito saudável em apenas 30 minutos

Omelete de couve-flor, uma receita simples e saudável (Adobe Stock)
Omelete de couve-flor, uma receita simples e saudável (Adobe Stock)

Além a de batataExistem muitas maneiras de preparar uma omelete. Tendo o ovo como ingrediente base e a cebola como intensificador de sabor, qualquer vegetal que possamos imaginar pode formar uma omelete deliciosa e nutritiva, criando assim um prato leve e saudável que pode nos poupar um jantar rápido em qualquer dia da semana. A opção que hoje propomos é uma omelete de couve-florum vegetal sazonal de inverno versátil e saudável, que também tem muito poucas calorias.

Embora não possa ser considerada uma versão da omelete de batata espanhola, é uma forma de introduzir mais vegetais em nossa dieta de uma forma rica e saborosa, menos óbvia do que a própria couve-flor cozida. Desta forma, esta receita de omelete de couve-flor pode ser uma opção perfeita para quem não gosta particularmente do sabor ou da textura deste vegetal de inverno mas quer, no entanto, beneficiar dos seus muitas propriedades nutricional.

O couve-flor É um vegetal que pertence à família das crucíferas, assim como o repolho, o brócolis e a couve de Bruxelas. É um vegetal excepcional baixo em caloriaso que o torna ideal para dietas de controle de peso. Cada porção de 100 gramas contém apenas aproximadamente 25 calorias, mas também é rica em vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos. Uma das principais características nutricionais da couve-flor é a sua alto teor de vitamina Cessencial para o crescimento e reparação dos tecidos de todo o corpo e um poderoso antioxidante. Além disso, a couve-flor é uma boa fonte de vitamina Kessencial para a coagulação do sangue e a saúde óssea.

O preparo desta receita é simples e requer apenas alguns ingredientes básicos que provavelmente você já tem em casa. É uma receita ideal tanto para quem é especialista na cozinha como para iniciantes e pode ficar pronta em apenas 30 minutos.

Tempo total: Aproximadamente 30 minutos

  • Preparação dos ingredientes: 10 minutos
  • Culinária: 20 minutos
  • 1 couve-flor média (aproximadamente 500 g)
  • 4 ovos grandes
  • 1 cebola pequena
  • Azeite virgem extra
  • Sal a gosto
  • Pimenta preta moída
  1. Lave e corte a couve-flor em pequenos floretes. Cozinhe no vapor ou ferva até ficar macio (cerca de 8 a 10 minutos). Escorra bem para evitar excesso de água.
  2. Se usar cebola, pique-a finamente e refogue numa panela com um pouco de azeite até dourar.
  3. Em uma tigela grande, bata os ovos com sal e pimenta a gosto. Adicione a couve-flor e amasse levemente com um garfo, deixando alguns pedaços para obter uma textura variada.
  4. Adicione a cebola salteada à mistura de ovo e couve-flor.
  5. Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo. Despeje a mistura e cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 5-7 minutos, até firmar de lado.
  6. Vire cuidadosamente a tortilha com um prato e cozinhe do outro lado por mais 5 minutos ou até ficar completamente cozida.
  7. Sirva quente ou em temperatura ambiente. Aproveite esta delícia leve e nutritiva!

Com estes ingredientes você obterá uma tortilha que serve aproximadamente 4 porções médias.

Cada porção contém aproximadamente:

  • Calorias: 120
  • Gordura: 6g
  • Gordura saturada: 1,5 g
  • Carboidratos: 7g
  • Açúcares: 2 g
  • Proteína: 8g

Observação: Esses valores são estimativas e podem variar dependendo dos ingredientes específicos utilizados.

A omelete de couve-flor fica na geladeira por até 3 dias se armazenado em um recipiente hermético. É aconselhável reaquecê-lo em uma panela ou micro-ondas antes de consumir.

O guia gastronômico ‘Taste Atlas’ compilou sete receitas de tortilhas que dão uma versão à clássica omelete de batata e que identificam diferentes regiões do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *