Peito de porco assado no forno picante

Rosen não gosta desse tipo de carne – peito, com gordura… dura e mastigável. Prefere carnes do tipo filé limpas e secas. Por isso fiquei bastante surpreso quando um dia na loja ele me chamou: “Olha que pedaço de peito lindo, vamos pegar!” E porque adoro, aproveitei para relembrar o sabor e concordei. Mas eu não tinha ideia de como fazer isso ao seu gosto. Sabendo que Kokona era uma ótima açougueira, resolvi conversar com ela. Peito picante – é isso! Spicy Rosen nunca desiste! E as fotos dela eram tão apetitosas – bela crosta crocante, carne suculenta… Nosso peito tinha metade do tamanho do dela, mas era perfeito para comermos de uma só vez. Não reduzi pela metade os ingredientes da marinada, mas reguei periodicamente para ficar suculento. Alguns deles eu não tinha, então improvisei em torno da ideia.

DSC03152

Produtos:

pedaço de peito de porco – 750
2 colheres de sopa. iogurte
2-3 colheres de sopa. azeite
2 dentes de alho
1 colher de sopa. molho de churrasco
1 colher de sopa. Mostarda Dijon
1 colher de chá cúrcuma
1 colher de chá pimentão vermelho
1/2 colher de chá. pimenta vermelha moída grosseiramente
1 colher de chá pimenta preta moída na hora
1 colher de sopa. sumagre
1 colher de chá sal
1 colher de sopa. molho de soja escuro
1 colher de sopa. xarope de bordo
1 colher de sopa. vinagre balsâmico branco
30 ml de vinho branco
suco espremido na hora de meio limão

Preparação:

Na carne são feitas fendas na parte grossa, para uma passagem mais fácil, rápida e bem sucedida do calor para o seu interior. O dente de alho é ralado ou picado. Todos os produtos da marinada são misturados e mexidos até ficarem homogêneos. A carne é colocada em uma frigideira sobre a grelha para que o calor circule por igual.

É regado por todos os lados com a marinada, dissolvendo as fendas para entrar também. Pode ser coberto com papel alumínio para evitar que o molho queime, mas não o fizemos. Leve ao forno cerca de 2 horas a 170-180 °.

DSC03175

Está pronto quando ficar com uma crosta crocante. Pode ser quebrado com um garfo. Os nós dos dedos saem secos da carne. Preferimos tomates frescos para enfeitar.

DSC03178

Ficou muito apetitoso e macio, até o comedor exigente gostou!

DSC03179

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *