Nunca gostei de ovo cozido, desde criança. Até na Páscoa eu comia de madrugada, por causa da tradição. Como compromisso, gostei de codornas, que eram menores, mais leves e mais macias, e não tinham gosto de ovos de galinha normais. Ainda prefiro até hoje, mas com as galinhas – venha me ver agora já que temos animais de estimação! Importava de onde veio o ovo! Que bom que nos tornamos camponeses, para que eu possa comer ovos cozidos como gente normal! Mas só do nosso!
Para este aperitivo favorito, porém, sempre uso codorna. Eles ficam um pouco mais elegantes e em tamanho são mais confortáveis e adequados para os hóspedes. Muitas vezes fazemos para nós mesmos e sem mais nem menos, e às vezes está sempre presente na nossa mesa. E fizemos isso com os nossos ovos caseiros, quando meu marido decidiu isso agora mesmo e imediatamente quis alguns, porque ele também os ama muito. Em geral ele adora ovos de todos os formatos e tamanhos, inclusive esse era um dos motivos pelos quais queríamos morar no campo – acesso diário a ovos frescos e deliciosos para ferver, fritar, omeletes… E ele aproveita ao máximo. , durante o dia come 3 à vista no café da manhã. Ainda não gosto muito deles, mas só de olhar para ele, com que apetite e prazer ele os come, ele começa a se lamber!
Esta receita também é muito indicada para aproveitar os ovos da Páscoa, se sobrar, ou para a própria mesa da Páscoa – complementam maravilhosamente com uma salada verde!
Nossa, escrevi um tratado inteiro sobre o ovo antes de escrever a receita… Não requer muitos ingredientes, até se enquadra na categoria “5 ingredientes”. Continuo querendo fazer minha própria maionese caseira, mas ainda não tive tempo – fica numa vila mais à frente… Por isso ainda uso a pronta, se for com mostarda – melhor ainda. Escolhemos o da foto abaixo como bastante adequado, e a mostarda é clara – só de Dijon.
Produtos:
2 pacotes de 12 unidades. ovos de codorna – se usar galinhas, 6 unid. será suficiente
1 balde (200 g) ou 1/2 pote grande de maionese
1-2 colheres de chá. mostarda
pimenta preta
suco de limão
Preparação:
Coloque os ovos em uma panela com água fria o suficiente para cobri-los e leve ao fogo médio. Depois que a água ferver, ferva por mais 3 minutos. A panela é retirada do fogo e água fria é despejada sobre eles para “chocá-los” e descascá-los com mais facilidade. Ainda não é muito fácil com seus tamanhos e estrutura delicada, comparo o processo ao “bordado”.
Enquanto os ovos cozinham, misture a maionese e a mostarda em um recipiente adequado e tempere com pimenta-do-reino e suco de limão. A mistura é bem misturada até ficar uniforme.
Depois de esfriarem, os ovos são descascados e colocados no molho de maionese, mexendo delicadamente para cobri-los. Eu descasco deixando um pouco de água na panela para remover os pedacinhos de casca que grudam nos dedos durante o processo de descascamento.
É bom que o recipiente onde é feito o aperitivo tenha tampa para que possa ser guardado na geladeira. Eles têm um sabor melhor quando resfriados. Eles também combinam com vinho, cerveja e conhaque…
É assim que ficam 3 ovos de galinha, cortados ao meio, fritos com um molho misturado às pressas.
Como a maionese também é um ovoproduto, a receita também é adequada para um dia proteico da dieta de 90 dias.