Aqui estamos de volta das férias e é hora de colocar em dia algumas das receitas de verão que estão prontas e esperando. Na nossa ausência, as amoras voltaram a crescer e acumularam frutos maduros, e provavelmente recorrerei a fazer este sorvete novamente.
Fiz isso pela primeira vez no ano passado. Temos algumas ervas daninhas no quintal que podamos todos os anos, mas no ano passado as deixamos para cobrir uma pilha de entulhos de construção que ainda não tivemos tempo de remover… E um dia fiquei chocado ao ver lindo, grandes e doces cachos de amoras! Foi a surpresa da temporada! Pisei corajosamente entre os espinhos e juntei quase meio quilo, que transformei neste delicioso sorvete que encontrei na casa da Maria! Aroma rico, sabor multicamadas e cor profunda e rica!
Este ano a colheita está ainda mais generosa, por isso fiz novamente esta delícia. As fotos mostradas são da preparação de metade da dose de Maria. Desta vez usei mel de pinho – só para garantir, por causa da alergia da minha mãe a produtos apícolas. Encontrei uma garrafa de licor caseiro, que me foi dada no ano passado pela vizinha – a conhecida avó Zoya. Acho que acertei aquele que ela fez exatamente com as mesmas amoras do nosso quintal.
Produtos:
350 g de amoras – frescas ou congeladas
30-40 g de açúcar granulado
2-3 colheres de sopa. mel, xarope de bordo ou mel de pinho
1 Colher de Sopa. suco de limão
1 Colher de Sopa. licor
Preparação:
A preparação demora cerca de 1-2 minutos. E depois mais algumas horas no freezer com agitação periódica 😀
Todos os produtos são colocados no liquidificador ou picador e moídos até ficarem homogêneos. A mistura é colocada em um recipiente próprio para freezer e guardada por várias horas. Em intervalos de 30-40 minutos, retire e mexa até congelar uniformemente.
Pode ser consumido sozinho ou em combinação com outros sorvetes – baunilha, creme, limão.