Batatas salteadas com alho e orégano

Uma das minhas maneiras favoritas de cozinhar batatas – elas ficam sempre deliciosas! No começo preparei da maneira clássica – com endro, mas um dia, inspirado nas nossas férias na Grécia, resolvi adicionar orégano. Ficaram divinamente deliciosos!

A primeira vez que vi como eram preparados assim foi em Panichishte, no Lira Hotel, onde tia Dobrinka fazia batatas tão frescas enquanto conversávamos na cozinha. O hotel era propriedade da empresa em que trabalhei anos atrás, e muitas vezes realizávamos reuniões de team building lá, bem como outras ocasiões com outros grupos de pessoas que organizei. Foram bons tempos! Continuámos a ir à “Lira” durante alguns fins de semana e depois já não trabalhava na empresa em questão, porque Rosen gostava muito da paz e das florestas de Panichishte. A minha amiga Toni de Rousse, com quem éramos colegas naquela época, também prepara regularmente batatas segundo a receita da tia Dobrinka há muito tempo, depois de as ter experimentado numa das suas visitas à nossa aldeia.

DSC03620

Produtos:

1kg de batatas
1-2 dentes de alho
sal a gosto
orégano seco/funcho fresco
azeite
noz de manteiga (não adicione se quiser magra)

Preparação:

As batatas são limpas e cortadas em cubos iguais. Se forem frescos e pequenos, pode-se deixar o aipo com casca.

Em uma frigideira funda com tampa, coloque azeite suficiente para cobrir o fundo. É aquecido em potência média no fogão e as batatas são servidas. Misture bem com azeite e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até dourar aqui e ali. Agora você pode colocar uma tampa para cozinhar no vapor e cozinhar de maneira mais uniforme. Quando começarem a amolecer, adicione sal a gosto. São abertos novamente para permitir a evaporação do excesso de umidade e a obtenção de uma crosta dourada e crocante. Adicione uma noz de manteiga para mais sabor e brilho. Por fim, literalmente nos últimos 2 minutos, acrescenta-se alho picado para que não queime, mas também não fique cru e muito forte. Polvilhe com orégano, mexa e sirva.

DSC03683

Em vez de orégano, você pode colocar a clássica erva-doce. Eles vão com queijo. São adequados tanto como acompanhamento, como prato principal magro ou como aperitivo para uma cerveja. Desta vez, eles eram um acompanhamento de frango assado com tomilho-limão.

DSC03629

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *