Provámos este prato (que também é muito adequado como aperitivo) pela primeira vez num restaurante de Targovishte. Meu pai é daqui e o restaurante fica na casa de um colega de classe dele. Nós adoramos e continuamos voltando para mais!
Como o original está muito longe, esta é mais uma receita que “restaurei” das memórias do sabor, aspecto e aroma do prato, e fiz uma categoria à qual já pertencem:
Com todos eles consegui atingir o sabor dos que já havia experimentado, e com o coelho, segundo Rosen, nos saímos ainda melhor que o “original”! É fácil de preparar e contém apenas 5-6 ingredientes, mais os temperos básicos do armário, como diz um famoso chef e showman 🙂 O tomilho é o primeiro amigo do coelho e dos cogumelos, e o seu aroma, aliado ao generoso quantidade de pimenta preta, e a pequena, mas muito importante quantidade de óleo, cria um milagre!
Produtos:
1 coelho inteiro
2 cebolas
2-3 dentes de alho
500g de cogumelos
tomilho seco
um pedaço de manteiga – cerca de 50
um pouco de azeite
sal a gosto
mais pimenta preta moída na hora
Preparação:
O coelho é lavado e colocado numa bandeja. Tempere com sal, pimenta e tomilho de cada lado e regue com um pouco de azeite. A bandeja é coberta com papel alumínio e levada ao forno aquecido a 180° por cerca de uma hora. A meio do tempo de cozedura, o coelho pode ser virado e colocado novamente sob o papel alumínio.
Quando terminar, a carne cairá facilmente do osso. É desossado – o “puxado” no nome sugere que isso deve ser feito com dois garfos, mas é muito mais bem-sucedido e seguro fazê-lo com as mãos. Dessa forma, você sentirá os ossos muito finos, que de outra forma poderiam passar despercebidos. A carne desfiada finalmente justifica o visual “puxado”.
Enquanto o coelho assa, podem-se preparar a cebola, o alho e os cogumelos. Corte a cebola em meias-luas, o alho em pedaços grandes e os cogumelos em rodelas finas. Enquanto cortava, decidi adicionar também 1-2 cebolas verdes.
Numa frigideira larga aqueça um pouco de azeite e junte a cebola e as rodelas de alho para refogar. Quando começar a amolecer, acrescente os cogumelos. Adicione metade da manteiga. Cozinhe até os cogumelos amolecerem e reduzirem de volume. Em seguida, coloque a carne de coelho na frigideira. Tempere com sal, pimenta e tomilho.
Cozinhe por mais 10-15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os sabores e aromas se misturem. Se necessário, adicione um pouco mais de azeite. Por fim, acrescenta-se o restante do azeite, que serve mais para dar sabor e aroma ao prato. Assim que a manteiga derreter, o prato pode ser retirado do fogo e transferido para um prato adequado.
Como disse no início, fica óptimo como prato principal ou como aperitivo! Preparamos como prato principal festivo no dia de São Jorge e terminamos como aperitivo na noite seguinte. Perfeito para acompanhar uma taça de vinho – branco e tinto, uma taça de cerveja ou o que preferir!