A Quaresma de Natal já começou, por isso é muito oportuno que vos ofereça este Bolinho Quaresmal.
Minha receita é da minha amiga da primeira série, Ellie, e ela provavelmente a pegou em algum lugar da internet. Mas ela é realmente maravilhosa! Tolera improvisações – adição de nozes, passas, pedaços de chocolate, etc. Pode ser polvilhado com açúcar de confeiteiro, com cacau em pó, coberto com algum tipo de cobertura – creme ou chocolate, dependendo se se deseja que fique completamente magro ou para enriquecê-lo.
Produtos:
- 1 1/2 colher de chá. farinha
- 1 colher de chá açúcar mascavo
- 4 colheres de sopa. cacau
- 1 colher de chá bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá. sal
- 6 colheres de sopa. azeite (ou óleo)
- 1 Colher de Sopa. vinagre
- baunilha
- 1 colher de chá água fria
Preparação:
O forno é aquecido a 180 graus.
Coloque a farinha peneirada e o cacau, o açúcar, o refrigerante e o sal em uma tigela grande.
Faça três poços na mistura seca. Despeje o azeite (azeite) em um, o vinagre no outro e a baunilha no terceiro. Usei baunilha em pó, então adicionei aos ingredientes secos. É lentamente preenchido com água.
Bata na batedeira em velocidade baixa, por alguns instantes, apenas até combinar os ingredientes. Obtém-se uma massa de bolo. Por fim, adicionei um punhado de passas e nozes à minha mistura.
Forre a forma de bolo oblonga com papel manteiga. A mistura do bolo é colocada na forma e assada no forno pré-aquecido por cerca de 30-35 minutos, ou até que um palito de madeira inserido no bolo saia seco, sem migalhas grudadas. Deixe por alguns minutos na forma, retire e deixe esfriar sobre uma gradinha.
Depois de esfriar completamente, é polvilhado com açúcar de confeiteiro – para uma versão magra, ou guarnecido com uma cobertura ou creme de sua preferência (chocolate, creme, etc.) – para uma versão mais rica do bolo.
Aproveitar! O meu está um pouco amassado porque ainda estava um pouco quente, mas ninguém podia esperar que esfriasse!