Não sou fã de cheesecakes – definitivamente não é meu tipo de sobremesa. Mas, tendo recebido meio quilo de requeijão direto da leiteria Rhodope (também não estou acostumado a usar requeijão) – o que devo fazer com ele!? O almoço estava chegando na casa dos meus pais, que me trouxeram o requeijão, e combinamos que eu faria a sobremesa. Este cheesecake intrigou-me pelo seu invulgar aspecto “queimado”, e pela recomendação de dois amigos leitores que me enviaram a receita da fonte, que já tinham feito. E agora estou fazendo pela segunda vez porque mamãe gostou muito!
O resultado é um bolo de textura lisa e uniforme, cuja doçura fresca, ligeiramente ácida, contrasta fortemente com a superfície áspera, tostada e ligeiramente pegajosa, com um sabor amargo e queimado.
Produtos:
500g de requeijão sem sal
275g de açúcar
4 ovos
300 ml de leite fresco
2 colheres de sopa. farinha
baunilha
Preparação:
O queijo cottage e o açúcar são misturados na batedeira até que o açúcar derreta e se obtenha uma mistura homogênea. Em seguida, adicione os ovos, um de cada vez, até serem absorvidos pela mistura. Adicione o leite, a baunilha e a farinha sequencialmente. Misture até ficar homogêneo e despeje em uma forma de 22 cm de diâmetro forrada com papel manteiga, é bom que o papel ultrapasse a borda da forma, pois o bolo incha bastante.
Asse em forno aquecido a 200° com reotan superior e inferior até obter uma crosta “queimada”. Para mim, isso aconteceu depois de cerca de uma hora e meia de cozimento, mas cada forno é diferente, então fique de olho no processo.
Deixe esfriar à temperatura ambiente, retire da forma e sirva em pedaços triangulares de formato fácil e correto.
A sobremesa é doce o suficiente para o meu gosto, mas se desejar, pode ser coberta com uma bela geléia vermelha – tanto para adicionar doçura quanto para contraste de cores. Eu tentaria algo como mirtilos ou framboesas.
Aproveitar!