Na emergência do vírus – “fique em casa” e compras difíceis, até Jamie Oliver lançou às pressas uma série de receitas “do armário”. Este é assim mesmo, embora não seja dele, mas sim do “Calendário Culinário 2020” – a receita do mês de maio. Os produtos estão disponíveis em todos os armários de cozinha e sua combinação rendeu muito bom gosto. Pessoalmente gostei, apesar de não ser fã de peixe! Mas o atum enlatado é uma exceção para todos, eu acho. Até meu amigo Toni, que é alérgico a peixe, às vezes come uma lata de “peixe Tony” 🙂 Foi aí que inventei esse nome – penne rigate, ou rigatoni + peixe Tony = Ribatoni!
Se você tem uma lata de lombo no armário – ótimo! Se estiver em pedaços, não há problema – funciona novamente. A receita diz “vinagrete – comprado na loja ou de receita separada”, então montamos nossa própria combinação de ingredientes disponíveis.
Produtos:
150 g de penne rigate, ou “rigatoni” (3 punhados) – se tiver grãos integrais ou multicoloridos, use-os
2 latas de atum em água
1/2 colher de chá. azeitonas pretas
1 raminho de cebolinha verde
azeite, sal, pimenta
algumas folhas de manjericão fresco
Para o vinagrete:
2 colheres de sopa. requeijão cremoso
2 colheres de sopa. maionese
2 colheres de chá mostarda
2 colheres de sopa. azeite
sal, pimenta
Preparação:
Ferva o rigatoni em água quente com sal de acordo com as instruções da embalagem. Quando ficam prontos, são escorridos, transferidos para uma tigela e polvilhados com um pouco de azeite para não grudar. Eles estão esfriando.
Neste momento, escorra o atum do líquido da lata. As azeitonas são sem caroço e cortadas ao meio. As cebolas verdes são cortadas em fatias diagonais para se assemelhar ao formato da massa.
Combine os ingredientes do vinagrete/molho/molho e mexa até ficar homogêneo.
O peixe, as azeitonas e a cebolinha são adicionados à tigela de rigatoni. Regue com vinagrete. A salada é misturada e dividida em tigelas. Polvilhe com as folhas de manjericão.
A textura elástica da massa e o seu sabor neutro combinam muito bem com o salgado e estaladiço das azeitonas, a oleosidade e sabor específico do atum, e a frescura da cebolinha, complementada pelo cremoso vinagrete.
Comemos como um jantar leve para dois e nos encheu!