Esta torta estava na minha cabeça desde que a vi na edição especial do Culinary Journal – Lean Meals. Eu ia fazer isso no ano passado como presente para minha amiga Marusia, intolerante à cebola! Bom, fiz para o aniversário dela, mas ela só tirou foto 🙂 Comemos, pela saúde dela!
Bem, hoje é aniversário dela novamente, então estou feliz em trazer isso para vocês!
Produtos:
Para a massa base:
1 colher de chá flor de grão inteiro
1/4 colher de chá. Farinha de centeio
1/2 colher de chá. fermento em pó
1/2 colher de chá. sal
200 ml de água fria
orégano seco
2-3 colheres de sopa. azeite
Para o recheio:
4 colheres de sopa. azeite
7-8 cebolas
1 Colher de Sopa. açúcar mascavo
2 colheres de sopa. vinagre balsâmico
Sal e pimenta a gosto
Preparação:
Todos os ingredientes da massa são misturados e amassados até formar uma bola. Preparei a massa no picador misturando ali e deixei a máquina funcionar um pouco.
A massa é embrulhada em papel alumínio e colocada na geladeira por uma hora.
Para preparar o recheio, descasque as cebolas e, se necessário, corte-as ao meio no sentido do comprimento. Isso os tornará mais resistentes na hora de cortar a torta em pedaços. Aqueça o azeite em uma panela larga em fogo médio. Adicione a cebola, tempere com sal e pimenta e frite por todos os lados por alguns minutos.
Em seguida polvilhe com orégano, açúcar mascavo e vinagre balsâmico. Vire várias vezes para temperar e retire do fogo. Eles são deixados esfriar.
A massa resfriada é esticada ou enrolada entre duas folhas de papel manteiga ou filme plástico para evitar que grude.
A crosta base deve ser feita em um tamanho que cubra o fundo e as laterais de uma forma de torta untada e enfarinhada. Minha frigideira é antiaderente, então não preciso untar e enfarinhar, mas fiz mesmo assim. As cabeças de cebola são dispostas em camada densa e a torta é assada por cerca de 20 minutos em forno aquecido a 180-200°.
Experimente um doce diferente!