Tivemos este ano uma colheita de uvas pretas muito rica, dada a dimensão da nossa vinha. Procurando maneiras de aproveitá-lo, já que era demais para comer imediatamente, encontrei a receita de Pellet de Maksut Ashkar. Fiz duas vezes seguidas, ambas usando potes de vidro junto com as tigelas para que pudesse levá-los para meus pais experimentarem. Acho que poderia ter longevidade como bebida de inverno, mas ficou tão delicioso que não houve chance de provar experimentalmente essa teoria. Na primeira vez ficou com consistência e espessura mais xaroposa, mas o sabor estava divino! Na segunda tentativa, acrescentei o dobro de fubá e amido em vez de água para engrossar, mas não tenho certeza de qual versão gostei mais. Os produtos abaixo são para a primeira opção – mais líquidos. Talvez devesse ter fervido mais, mas o sabor me satisfez completamente!
Produtos:
1 kg de uvas pretas
1 ½ colher de chá. (350 g) de açúcar
18h (1,5 L) de água
2 colheres de sopa. amido de milho
2 colheres de sopa. farinha de milho
Preparação:
As sementes de uva são colocadas em uma panela, junto com a água e o açúcar. Ferva em fogo alto até o açúcar derreter, as uvas liberarem cor e aroma e o líquido engrossar.
Através de uma peneira, o suco é despejado em outra vasilha e os grãos são bem espremidos para fora do líquido. Cerca de 2 xícaras da calda são devolvidas à panela para ferver novamente e, com agitação constante, acrescenta-se o fubá e o amido até que se dissolvam, após o que se adiciona o restante da calda.
Ferva até o mingau engrossar. Despeje em taças de sobremesa. É decorado com folhas de hortelã ou qualquer outra coisa de sua preferência.