Outra sopa favorita! Para mim e para a minha mãe o tomate é o produto principal, mas o meu pai chama-lhe “horta” porque tem todo o tipo de vegetais “da horta”. Em homenagem a ambos, chamo-lhe jardineiro de tomate, e neste caso está preparado para um dia rico em amido da dieta de 90 dias. Normalmente, eu também adicionaria uma pitada de aletria.
Produtos:
1 cebola
1 cenoura
600 ml de suco de tomate caseiro ou 1 lata (400 g) de tomate
1-2 batatas
um punhado de ervilhas congeladas
um punhado de feijão verde congelado
1 pimentão (fresco ou congelado)
1 abobrinha pequena (fresca ou congelada)
2 colheres de chá páprica
salgado, raiz-forte
1 talo de aipo
um punhado de arroz (ou bulgur)
50-60 ml de óleo
sal, pimenta
Preparação:
Cebola, cenoura e batata são limpas e cortadas em cubos pequenos. Numa panela aqueça o azeite e frite a cebola e a cenoura até amolecerem ligeiramente. Polvilhe com pimenta vermelha, mexa e despeje o suco de tomate. Adicione os cubos de batata e os vegetais congelados e, em seguida, adicione água morna até obter a espessura desejada da sopa.
Tempere com sal, pimenta-do-reino, cebolinhas salgadas e secas e acrescente um talo de aipo cortado em 3-4 pedaços grandes. Não gosto do sabor do aipo, mas o sabor é obrigatório na sopa de tomate, então adiciono a granel para poder removê-lo facilmente mais tarde.
A sopa ferve em fogo baixo até que os legumes estejam prontos, acrescentando arroz ou, como no meu caso, bulgur no final do cozimento (nos últimos 10 minutos).
É delicioso tanto quente quanto frio. Mesmo no verão prefiro frio, com um pedaço de queijo para picar.