Rolinho de frango ao vinho com kritaraki

Cada vez que estamos numa loja grega do Lidl, vejo alguns rolos que não estão disponíveis aqui. Eles têm opções de frango e porco. No outono passado, voltando das férias para casa, tiramos ambos. A receita que seguimos e aplicamos para o rolinho de frango recheado com azeitonas e queijo feta é do site grego do Lidl, e é mostrada pelo chef Lefteris Lazarou – gosto muito dele com barriga e bigode, e suas receitas são interessantes, e de diferentes regiões da Grécia. E gostamos muito do acompanhamento kritaraki preparado assim! Com certeza faremos com outros pratos também! Até me perguntei se deveria separá-lo em uma postagem separada. A única coisa que não gostei foi que o molho com que o pãozinho é sufocado não foi aproveitado e consumido depois.

Produtos:

Para o rolo:
1 rolo de frango recheado com azeitonas e queijo feta (cerca de 650 g)
150 ml de azeite
500 ml de caldo de legumes
2 raminhos de cebola fresca
2 cebolas roxas
1 cenoura
1 dente de alho
200 ml de vinho branco
alecrim seco
saboroso

Para o kritaraki:
300 g de kritaraki (macarrão orzo)
60 ml de vinho branco
1 cebola roxa
100g de cogumelos
80 ml de azeite
600 g de suco de tomate caseiro
150 ml de caldo de legumes
sal, pimenta a gosto

Preparação:

Num tacho largo e fundo deite o azeite, junte o dente de alho picado e o alecrim seco. Se você tiver um galho novo, melhor ainda. Quando o azeite estiver perfumado, coloque o pãozinho para selar por todos os lados.

Assim que fica branco e bronzeado em alguns lugares, é retirado para um prato, o líquido é separado e guardado, e a cenoura picada, a cebola fresca e a cebola roxa são colocadas na frigideira com um pouco de azeite. Quando estiverem levemente fritos, despeje o vinho branco e coloque o pãozinho de volta no prato.

Despeje meio litro de caldo, acrescente o líquido reservado e cozinhe em fogo moderado até que o álcool evapore. Em seguida, tempera-se com salgados, tampa-se, ajusta-se o fogo para médio baixo e deixa-se cozinhar por 30-40 minutos, virando o pãozinho de vez em quando.

Nessa hora é preparado o acompanhamento kritaraki. Para isso, os cogumelos são cortados em rodelas e a cebola – finamente. Numa caçarola aquece-se o azeite destinado ao acompanhamento e junta-se a cebola roxa.

Frite rapidamente e adicione o kritaraki à frigideira. A fritura continua mexendo por mais um ou dois minutos, após o qual é servido o vinho branco. Depois que o álcool evapora, o suco de tomate é derramado nele. Coloque os cogumelos na panela e depois despeje o caldo, pois o kritaraki já absorveu o líquido do vinho e do tomate. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo moderado até que o kritaraki esteja pronto. Se necessário, acrescente um pouco mais de caldo.

O rolo é retirado da assadeira e a rede elástica que o segura é retirada. Corte em fatias e sirva em uma travessa grande por cima dos canapés de kritaraki.

DSC05233

Fizemos um banquete de emergência da peste com este prato, comemorando nosso décimo aniversário com Rosen. Nossa modesta comemoração aconteceu em casa, por falta de outra opção. O importante é que estejamos vivos, com saúde, e ainda felizes e de acordo juntos, como antes!

DSC05234

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *