Almôndegas recheadas com azeitonas e queijo

Desde criança não me lembro do Primeiro de Maio sem chover! Tínhamos uma tradição com parentes muito próximos – um piquenique no Primeiro de Maio. Legal, mas sempre choveu e no final o piquenique foi feito na varanda de alguém. Desde então, assim continua – um piquenique na varanda para o dia 1 de maio, que ainda hoje é celebrado! Foi assim que aconteceu este ano – mesmo no quintal a churrasqueira não conseguia posicionar, então colocamos na varanda para secar aquelas almôndegas recheadas.

DSC05572

Almôndegas lindas! Eles não são particularmente difíceis de fazer, e um aroma tentador e de dar água na boca emanava da grelha enquanto eles assavam! Estou muito feliz com o resultado e com certeza farei novamente! A receita é da última edição da revista Culinary Weekend – edição especial de colecionador que reúne as melhores receitas dos 10 anos de história da revista. A escolha desta versão me atraiu pelo conteúdo de cenoura na carne picada – me pareceu curioso e decidimos experimentar. Ficaram muito bem, com uma leve e agradável doçura da cenoura, suculentos, aromáticos e muito, muito saborosos!

DSC05555

Produtos:

500g de carne picada
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
1 ovo
pão ralado fresco – usei o meio de 3 fatias de pão de fábrica
sal, pimenta
1 colher de chá alecrim seco

Para o recheio:
DSC05560
100 g de queijo branco esfarelado
7-8 azeitonas verdes
7-8 azeitonas pretas

Para cobrir as almôndegas:
azeite ou óleo

Preparação:

A cenoura é limpa e ralada num ralador mais fino. O meio de 3 fatias de pão industrial é moído em migalhas em um picador. Pique a cebola e o alho, de preferência também no picador, até ficarem quase moídos.

À carne picada juntam-se a cenoura, a cebola e o alho, o pão ralado, o ovo e as especiarias e amassa-se bem até obter uma mistura macia. Adicionei as migalhas em partes para sentir quando bastavam, mas a carne picada absorveu toda a quantidade.

Para o recheio, as azeitonas são sem caroço e picadas. Eles são adicionados ao queijo e misturados.

DSC05561

Usei o queijo myzitra que compramos na nossa última visita à vizinha Grécia, antes de o mundo fechar as fronteiras devido à emergência. Este queijo é salgado e bastante seco, o que se revelou muito adequado para esta receita.

Um punhado é retirado da carne picada com as mãos umedecidas em água, espalhado na palma da mão, formando uma depressão no meio. Uma colher da mistura para o recheio é colocada na cavidade e, com um movimento da palma da mão, ela é fechada e transformada em uma almôndega, que fica levemente achatada. É assim que se formam as demais almôndegas, até que a mistura se esgote. Eu tenho 10 almôndegas.

Antes de colocá-las na grelha quente, pincele levemente as almôndegas com azeite ou óleo para evitar que grudem. Eles são assados ​​​​até obter uma crosta dourada e crocante.

DSC05579

Comemos com torradas, uma salada de batata mediterrânea com legumes assados ​​como acompanhamento e um ouzo para cada um para dar luxo!

DSC05586

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *