Mais uma manjicka de verão, que fica mais gostosa gelada! Fiz pela primeira vez há dez anos, depois de ver a receita num dos primeiros números da revista Lakomnik. Foi enviado por um leitor cujo nome não posso citar porque meus jornais cuidadosamente coletados desapareceram inexplicavelmente. Eu comprava metodicamente cada nova edição todas as terças-feiras, mas no início era muito difícil encontrá-la porque se esgotava rapidamente. Depois de algumas terças-feiras difíceis, tomei medidas drásticas e me inscrevi! Quando nos mudamos para o campo, coloquei minha coleção em uma sacola vermelha grande e resistente para destacá-la. A bolsa ficou algum tempo no porão, depois começamos a “enobrecê-la”, porque estava em uma forma primitiva, e a bolsa subiu para o segundo andar. Quando chegou a vez dele de terminar, mudamos a sacola de lugar novamente – talvez no galpão, ou no sótão… Nunca mais a encontramos. Suspeitei que pudesse ter ido para o fogão a lenha, mas Rosen conhece minha silenciosa insanidade e não queimaria nada contendo principalmente receitas e afirmações que não fossem o fim de tudo. Quem sabe o que aconteceu com os Gluttons, meu! Da mesma forma, também perdemos misteriosamente uma tábua de passar roupa, que também nunca apareceu do nada!
De qualquer forma, estou divagando. Uma coisa é certa: os ovos com molho de tomate tornaram-se a receita preferida do verão e, com a disponibilidade de quantidades ilimitadas de ovos caseiros, são preparados regularmente.
Produtos:
1 cebola
2-3 dentes de alho
50 ml de óleo
1 colher de chá páprica
1 Colher de Sopa. pasta de tomate
700 ml de suco de tomate caseiro para o inverno ou tomate em lata
1-2 colheres de chá. especiarias secas de sua escolha – orégano, manjericão
sal a gosto
8 ovos
Para polvilhar:
1 raminho de cebolinha verde
queijo esfarelado
folhas frescas de manjericão
Preparação:
Pique finamente a cebola e parte do alho, o resto do alho – em círculos. Numa frigideira funda e larga aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Adicione o pimentão vermelho e a pasta de tomate, mexa e despeje o suco de tomate ou tomate em lata. Você também pode colocar um pouco de água para ferver o molho.
Polvilhe especiarias secas, tempere com sal e pimenta. Se você gosta de salsa, é um clássico do molho de tomate. Deixe o molho ferver em fogo baixo até engrossar. O sabor pode ser realçado com uma pitada de pimenta em flocos.
Quando o molho fica pronto, os ovos são batidos um a um e depois tapados com uma tampa para que endureçam. Cozinhe sob a tampa por alguns minutos – até o grau desejado de cozimento dos ovos.
O prato é retirado do fogo, guarnecido com cebolinha fatiada e queijo esfarelado. Folhas frescas de manjericão também combinam bem!