Brioches – macios e fofinhos, e com chocolate! A Ivana saciou minha vontade de comer algo pastoso com chocolate, e essa foi a segunda vez que fiz esses scones incríveis! E só quando quase os comemos é que percebi porque não conseguia uma forma tão bonita como a dela – ela os torce em forma de caracol, e eu fiz algo parecido com nós! Mas isso não altera o sabor!
Produtos:
- 500g de farinha
- 3 colheres de sopa. açúcar
- 2 ovos – os meus ainda são pequenos então coloquei 3
- 60g de manteiga
- 180 ml de leite fresco
- 1 pacote de fermento seco
- pasta de chocolate
- açúcar em pó
Preparação:
A manteiga derrete, o leite é levemente aquecido, os ovos são levemente batidos com um garfo. Os ingredientes húmidos assim preparados são colocados no fundo do recipiente da máquina de fazer pão. Despeje a farinha, o açúcar e o fermento por cima. A máquina é ligada em um programa de massa e deixada em funcionamento até que o ciclo seja concluído.
Se amassar à mão, ative o fermento no leite aquecido (também pode usar ½ cubo de fermento fresco). Adicione com o restante dos ingredientes à farinha e amasse uma massa macia. Deixe aquecer para crescer.
Quando a massa estiver pronta, retire-a da tigela e coloque-a sobre uma superfície enfarinhada. É dividido em duas metades iguais, das quais se desenrolam duas crostas relativamente retangulares. Espalhe metade de cada crosta com chocolate líquido, dobrando a outra metade por cima. Corte em tiras com cerca de 2 cm de largura. Torça longitudinalmente como fitas e depois enrole em forma de caracol, enfiando a ponta por baixo do pão.
Disponha os pães moldados em uma bandeja forrada com papel manteiga. São levados ao forno aquecido a 50˚ durante cerca de 30 minutos para crescerem novamente. Quando aumentam de tamanho, o forno aumenta para 180˚ e os pães são assados por cerca de 15-20 minutos.
Depois de assado, deixe esfriar e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Para mais sabor, você pode adicionar baunilha ao açúcar de confeiteiro.
Ficam irresistíveis com uma xícara de café aromático e em boa companhia!