Há muito tempo que desejo salada de batata, mas aparentemente sou muito atraído por vegetais assados, então optei por esta versão diferente para salada. É preparado exatamente da mesma forma que estes vegetais assados, só que alguns não estão presentes na composição, em detrimento da batata. É colorido, perfumado e delicioso, claro!
A receita é da última edição da revista Culinary Weekend – edição especial de colecionador que reúne as melhores receitas dos 10 anos de história da revista. É necessário um tempo mínimo de preparação, então o forno faz o trabalho enquanto você grelha suas almôndegas recheadas 🙂
Produtos:
600 g de batatas frescas ou uma variedade com casca fina
1 abobrinha
2 pimentões vermelhos
7-8 cebolas pequenas ou 3-4 cebolas maiores
2-3 dentes de alho
1 colher de chá alecrim seco
50-60 ml de azeite
2-3 colheres de sopa. vinagre
folhas frescas de manjericão
Preparação:
Sem descascar, as batatas são cortadas em círculos grossos. Os pimentões vermelhos são limpos de sementes e cortados em pedaços grandes. A abobrinha é cortada em semicírculos grossos e o alho em fatias. A cebola é cortada ao meio se as cabeças forem pequenas ou cortada em 4 se forem maiores. Ficou bem quando misturei cebola branca e roxa.
O fundo de uma bandeja grande é untado e os vegetais são distribuídos nela. Polvilhe com 2/3 do azeite, tempere com sal, pimenta preta e alecrim. Asse em forno a 200° por cerca de 40 minutos ou até que as batatas estejam prontas.
Depois de retirados do forno, os legumes são regados com o vinagre e o restante azeite. Tempere com mais sal se necessário. Transfira para uma tigela. Quando esfriar um pouco, decore com folhas de manjericão.
Comemos como acompanhamento de almôndegas recheadas – uma combinação maravilhosa!