Todo prato delicioso começa com cebola. Neste caso – com alho-poró e cebola. Suficiente. Reconhecerei a missão cumprida em minha vida – ensinar minha amiga Marusya a comer cebolas quando ela comer alegremente desta tigela. Até agora não tive muito sucesso – apenas pequenas vitórias parciais, mas Rosen de repente gostou dela! Até agora, ele “experimentou” apenas 10-15-20 garfadas da panela, mas desta vez ele serviu oficialmente e comentou que era uma “tigela bonita e leve”! 🙂 Conheço a receita do meu pai, o que significa que é muito provável que seja originária do nordeste da Bulgária.
Em vez de arroz, pode-se usar bulgur ou uma mistura das duas leguminosas. É preparado segundo o princípio do risoto – com adição periódica de líquido, mas “risoto com alho-poró” não vai soar nada bem! Existe uma contradição irreconciliável entre o sofisticado “risoto” e o simples “alho-poró”, embora o risoto também tenha origem na “comida dos pobres”. Hoje em dia, porém, percebe-se em vez de como algo mais distorcido.
Produtos:
5-6 raminhos de alho-poró
70-80 ml de óleo
1 colher de chá páprica
1 colher de chá arroz
1 Colher de Sopa. pasta de tomate
Sal e pimenta a gosto
Preparação:
O alho-poró é cortado em pedaços com cerca de 4-5 cm de comprimento. Se for muito grosso, pode ser cortado ao meio no sentido do comprimento. O óleo é aquecido em uma panela e o alho-poró é frito em temperatura moderada até ficar macio. Adicione o arroz e frite também um pouco.
Tempere com pimenta vermelha e purê de tomate, sal e pimenta a gosto, mexa e despeje água morna até cobrir o prato. Deixa-se cozinhar em fogo baixo. Quando o arroz absorve o líquido, ele é adicionado novamente. Isso é repetido até que o arroz esteja pronto. Leva cerca de um litro de água no total.
O prato acabado pode ser usado de forma independente ou como acompanhamento de outra coisa. Eu adoro assim mesmo – magro, como se fosse o principal. Se não estou comendo em um dia de leguminosa rica em amido dos anos 90, gosto de adicionar um bocado de queijo como acompanhamento – vai muito bem!