Para a refeição de Ano Novo, costumamos tentar escolher um prato diferente – algo que não preparamos no menu diário. No nosso país é raro encontrar carne de veado, por isso foi a nossa escolha. Contribuindo ainda mais para a decisão foi a promoção que consegui sem saber.
No feriado, transformei a cozinha de casa em uma padaria de esteira. Um após o outro fiz baklava Tembela e torta da sorte. Assei biscoitos de noz-pecã Thaleri para fazer um presente delicioso para minha prima em resposta aos biscoitos de gengibre de Natal que ganhei nas férias do ano passado. E por fim coloquei o pão de sol de Natal no forno. No final de toda aquela torra, eu estava quase sem energia, então queria uma opção fácil para a criança. Pegamos emprestadas ideias de diversas receitas diferentes na Internet e improvisamos em torno delas com nossa própria versão de cordeiro assado – a carne é esfregada com temperos e esquecida por 2 a 3 horas no forno sob papel alumínio. Aproveitamos esse tempo para nos prepararmos para o feriado – arrumar a mesa, cortar os petiscos, preparar as bebidas e prestar atenção em nós mesmos.
Enquanto cada um de nós tomava um aperitivo, o assado estava pronto. Os temperos não têm proporções exatas – coloque de acordo com seu gosto.
Produtos:
- 1,8 kg de paleta de cordeiro
- manteiga
- sal
- pimenta
- jojen – fresco, seco ou congelado
- páprica
- 250 ml de cerveja
Preparação:
A carne é untada com manteiga. Os temperos são polvilhados por cima e esfregados levemente na carne com as mãos. A cerveja é servida à parte e a bandeja coberta com papel alumínio. Leve ao forno ligado a 180˚ por pelo menos duas horas e meia. Terminado o tempo de assadura, o papel alumínio é retirado e a carne é assada descoberta por mais 30-40 minutos para obter uma crosta torrada apetitosa.
No final da assada, os ossos saíram secos da carne e alguns até partiram e amoleceram.
Servimos o cordeiro com salada Bombay em uma folha de iceberg para enfeitar.
Definitivamente gostamos do cardápio combinado desta forma – a carne é macia e suculenta, e não tão gordurosa quanto o cordeiro, com o qual tem uma certa semelhança. Se houver uma oportunidade, com certeza iremos aproveitar e assar novamente!