Pão ralado de abobrinha

Galette é uma massa maravilhosa – é rápida de fazer, pode ser doce ou salgada e os recheios são literalmente infinitos! A massa que uso para fazer as galettes é magra, o que a torna adequada para dias de jejum, véspera de Natal ou dia da dieta de 90 dias onde se come massa. Pessoalmente acho muito mais fácil e rápido fazer esta massa não oleosa. Os ingredientes estão sempre disponíveis em todas as cozinhas e o sabor não é inferior – depois de assado fica macio e agradavelmente crocante. Fui apresentada a esta massa pela Tilia, que dá inúmeras dicas de amassamento, consistência e modelagem, com base na sua vasta experiência com ela – por exemplo, se for mais firme (com mais farinha), fica mais resistente e rola com facilidade. Se for com menos farinha fica mais fino e macio, podendo servir para fazer um pãozinho. Preparei diversas galettes doces e salgadas, e neste caso fiz uma galette com abobrinha em versão totalmente magra. A única coisa que preciso melhorar é a rolagem – toda vez deixo um pouco mais grosso do que o necessário.

Produtos:

Para a massa:

  • 2-2 ½ colher de chá. farinha
  • 1 colher de chá fermento em pó
  • pitada de sal
  • ½ colher de chá óleo
  • ½ colher de chá água quente

Para o recheio:

  • 1 abobrinha
  • 1 dente de alho
  • tempero fresco
  • azeite para fritar a abobrinha
  • sal, pimenta

Preparação:

A farinha é misturada com o fermento e o sal. A água quente é adicionada ao óleo na xícara e ambos são despejados em um buraco na farinha.

Começa misturando com uma colher e, quando a mistura se junta, é misturada manualmente. É coberto e deixado descansar por cerca de meia hora, ou até que o recheio esteja pronto.

A abobrinha é cortada em círculos e frita até dourar levemente dos dois lados. É temperado com alho, endro, sal e pimenta.

A massa descansada é enrolada em círculo sobre papel manteiga. O recheio é disposto no meio, deixando uma borda de uns 4 dedos, onde não é colocado o recheio. Esta tábua é dobrada sobre o recheio em formas frouxamente dobradas, deixando o recheio descoberto no meio. A parte superior é levemente umedecida e polvilhada com sal e temperos para uma torta saborosa, ou com açúcar para uma torta doce.

Com a ajuda do papel, a torta é transferida para uma bandeja e assada em forno pré-aquecido a 180˚ por cerca de 30-35 minutos.

A primeira galette que fiz foi com pêssegos, ameixas, nozes e gotas de chocolate:

… e minha mãe torceu um com cogumelos e cebola:

Para a véspera de Natal preparei uma galette com abóbora em vez de torta de abóbora:

Para o último dia de “massa” da dieta de 90 dias, fiz uma com legumes assados. Foi um grande sucesso!

Existem milhares de outras opções para experimentar, com tahine de mel ou halva espalhada na minha lista de ideias. Pode ser com ovos e queijo, algumas verduras, carne picada, todo o tipo de compotas… Pode ser preparado com um recheio diferente todas as semanas, e durante anos não repetiremos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *