Hoje é dia de São Pedro e come-se frango no dia de São Pedro. Ocupado no trabalho, nem percebi quando era o dia de São Pedro, mas – graças a Deus, tenho uma receita de frango adequada pronta para a ocasião!
Já postei uma receita de Frango com Cogumelos e Creme na Panela de Ienes, mas esta é a versão mais rápida e de verão que passei a gostar mais nos últimos anos! O molho fica mais espesso e homogêneo e o sabor mais concentrado.
Os ingredientes toleram acréscimos e improvisações – você pode fritar o bacon em cubos no início e fritar o frango na gordura. Com os cogumelos, podem ser adicionados pepinos em conserva em tiras. Com estas adições, num estabelecimento de fast food em Gorna Banya, com menu de almoço cozinhado, onde fui com colegas, a versão com bacon e pepino chamava-se “Roquefort de Frango”. Eu sempre tirei dele quando ele teve.
Produtos:
- 600 g de filé de frango
- 500g de cogumelos
- 400 ml de creme
- pedaço de manteiga
- 1 colher de chá mostarda
- cream cheese, queijo azul – qualquer queijo envelhecido
- Sal e pimenta a gosto
Preparação:
O filé de frango é cortado em juliana e os cogumelos em rodelas. Em uma frigideira funda, aqueça um pouco de gordura – azeite ou manteiga. Nele são colocados os pedaços de frango temperados com sal e pimenta e fritos até ficarem brancos por todos os lados. Se for usada manteiga, também resultarão partes douradas caramelizadas.
Quando a carne estiver pronta, retire-a para um prato e coloque um torrão de manteiga na panela.
Adicione os cogumelos picados e cozinhe até começarem a reduzir de volume. Tempere generosamente com pimenta-do-reino, acrescente as natas e a mostarda, bem como o queijo.
Usei um pouco de cream cheese com temperos e um já esquecido gorgonzola. Assim que os queijos começarem a derreter, coloque-os novamente na panela para misturar os sabores.
Um prato denso, macio e cremoso que aquece e sacia ao mesmo tempo. O molho de cogumelos e natas clama para ser coberto com um bom pão!
Este prato, sem dúvida, também pode ser atribuído ao grupo da “cozinha branca” – cucina bianca, sobre o qual escrevi aqui.