Hoje é dia de Santo André. Segundo a crença popular, a partir de hoje o dia começa a ficar tão grande quanto um grão de milho. Para engordar a colheita, na véspera do feriado se cozinha o ensopado – trigo, arroz, feijão, lentilha, milho, etc.
Hoje ofereço-lhes uma antiga receita macedônia. É transmitido na família através da linhagem macedónia, e com isso refiro-me à área geográfica macedónia, com a qual a nossa família está biológica e historicamente ligada há quase dois séculos. A fonte original remonta a tia Evangelica, prima de um padrinho da Macedônia. A refeição é econômica, mas farta e saborosa. Com poucos produtos – resultado máximo.
Produtos:
- 1 cebola
- 3-4 pimentões vermelhos
- 4-5 tomates
- 250 g de arroz de grão longo
- 1-2 colheres de chá. páprica.
- água quente
- sal, pimenta preta
- Salsa – eu odeio isso, então minha solução mais comprometida foi salsa seca. Ele está lá e seu aroma insuportável não é sentido.
Preparação:
A cebola é picada finamente. Os pimentões são limpos das sementes e cortados em cubinhos. Os tomates são cortados ao meio e ralados no ralador do lado cortado, até chegar à casca, que é retirada.
Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola até ficar macia. Depois da cebola, coloque os pimentões na panela, frite até ficarem macios. Adicione o arroz e frite por alguns minutos até ficar translúcido para absorver a gordura. Tempere com pimenta vermelha e preta, sal e salsa a gosto. Mexa, frite um pouco e despeje os tomates. Assim que os tomates ferverem e o arroz absorver o líquido, adicione periodicamente um pouco de água morna até que o arroz esteja pronto – mais ou menos, segundo o princípio do risoto.
Assim que o arroz estiver cozido e o líquido tiver evaporado e absorvido, o prato estará pronto. É delicioso tanto quente como frio, combinado com um pouco de queijo. Se for magro, ou consumido em dia rico em amido da dieta de 90 dias, pode ser feito sem queijo.
Apreciá-lo!
Boas festas a todos os que levam o nome de São Ap. Andrei!