Certa noite, o livro de Bai Dancho, chef pessoal de Todor Zhivkov, “Todas as minhas receitas” apareceu sobre a mesa. Um colega de Rosen disse que iria fazer pedidos em um site online e perguntou se alguém queria usar seu pedido. Rosen me explicou que estava de olho neste livro há muito tempo e aproveitou a oportunidade para encomendá-lo.
O livro é interessante não só pelas receitas, mas também pelas histórias do ex-Primeiro, contadas na primeira pessoa por Bai Dancho. Olhando para ele, escolhi a receita de couve-flor estilo Mandraji. Eu tinha couve-flor e tudo o mais que precisava para fazer isso, tinha certeza que iria gostar. E Rosen gostou ainda mais!
A couve-flor láctea contém produtos “de laticínios” – manteiga, queijo, queijo amarelo.
Produtos:
- 600 g de couve-flor
- 200g de queijo
- 150g de queijo
- 50g de manteiga
- ½ maço de endro
- Sal e pimenta a gosto
Preparação:
A couve-flor é limpa e dividida em florzinhas. É fervido em água com sal até amolecer um pouco – eu cozinho no vapor. A couve-flor acabada é transferida para uma panela.
Derreta a manteiga e junte o endro picado.
Esfarele o queijo sobre a couve-flor. O prato é regado com manteiga derretida e aromatizada com endro, temperada com pimenta-do-reino a gosto e sal, se necessário. Rale o queijo por cima.
O prato é assado em forno bem quente até o queijo derreter e dourar levemente.
É adequado como aperitivo ou prato principal ligeiro.