Abobrinha recheada com grão de bico ao molho de tomate – muito saborosa! Gostei imediatamente da receita publicada no nº. 12 / junho de 2022. Refira-se que foi enviado por Boyana Bogdanova de Sófia, pelo que a senhora em questão ganhou um prémio no concurso da revista na categoria “Receitas Saudáveis”. Fiz metade do lote e não coloquei o queijo por cima porque queria experimentar o prato no dia do pulso de 90 dias. Como usei metade de cada uma das duas latas, pretendo usar o restante para fazer uma panela pequena de grão de bico assado com arroz, que você verá a seguir.
Produtos:
- 2 abobrinhas
- 1 cebola pequena
- 1 cenoura
- 2-3 dentes de alho
- 1 colher de chá páprica
- ½ lata de 400 g de grão de bico
- ½ lata de 400g de tomate picado
- manjericão – seco ou fresco
- Sal e pimenta a gosto
- azeite
Preparação:
As abobrinhas são cortadas ao meio no sentido do comprimento e escavadas com uma colher, mantendo o miolo, e picadas finamente. Rale a cenoura num ralador grande, pique a cebola e o alho.
As abobrinhas esculpidas são colocadas num tabuleiro, regadas com azeite, temperadas com sal e pimenta, e levadas ao forno a 180˚ para assar e amolecer.
Enquanto a abobrinha assa, numa frigideira aqueça o azeite, onde refogam a cebola, o alho e a cenoura. Assim que começarem a amolecer, acrescente o miolo de abobrinha picado. Tempere com sal, pimenta e manjericão se usar seco. Assim que o líquido da abobrinha tiver evaporado, coloque na panela o grão de bico escorrido, assim como os tomates. Assim que o molho engrossar, retire-o do fogo.
A essa altura, as abobrinhas já amoleceram. Retire do forno e recheie com o recheio preparado. Se for usado queijo, rale-o por cima. Retorne a abobrinha ao forno por mais 10-15 minutos.
Sirva guarnecido com manjericão fresco para ainda mais frescor.
Enquanto preparava o recheio, lembrei-me do quanto este prato me lembra aquelas berinjelas recheadas que tenho da culinária grega, mas o grão de bico dá um toque espanhol. De qualquer forma, o prato é muito saboroso e não hesite em prepará-lo! Principalmente porque os jejuns de Natal já começaram, e é muito apropriado para este período!