O mundo das saladas é tão diversificado que mesmo que comamos uma salada diferente todos os dias, provavelmente não conseguiremos experimentar todas as saladas do mundo! Mas podemos pelo menos tentar! Para o efeito, o livro da editora “Reader’s Digest” – “Super Salads” ajuda-nos neste caso. Algumas das ofertas são refeições completas, como esta salada colorida com presunto, gouda e maionese de leite.
Hoje ofereço salada de repolho bávara com bacon. A diferença da salada de repolho comum está no processamento do repolho, que é levemente fervido para amolecê-lo. Após o tempero, começa a ficar levemente parecido com chucrute, sem o aroma específico e com forte sabor azedo e salgado.
Produtos:
- 1 kg de repolho branco tenro
- 1 colher de chá sal
- 1 Colher de Sopa. cominho em pó
- 100 g de bacon defumado
- 3-4 colheres de sopa. óleo
- 4-5 colheres de sopa. vinagre branco
- pimenta preta moída na hora a gosto
- 1 raminho de cebolinha verde
Preparação:
O repolho é limpo e cortado em tiras finas.
Ferva 2 litros de água em uma panela grande, acrescente sal e cominho. Adicione o repolho e cozinhe por 2-3 minutos, depois escorra, deixe esfriar em água fria e deixe esfriar.
O bacon é picado finamente e frito numa frigideira quente com um pouco de azeite. Os pedaços de bacon são misturados ao repolho, e a gordura também é adicionada para dar sabor à salada. Tempere com vinagre, pimenta-do-reino e mais sal e azeite, se necessário. Os temperos podem ser misturados com antecedência e regados com a salada. É bom tapar e deixar repousar 45 minutos.
Antes de servir decore com cebolinha picada.
Pode ser servido com pão ralado salgado – por exemplo, pretzels.
Nesse espírito bávaro, combina bem com cerveja.