Na tentativa de diversificar o preparo do fígado de porco de uma forma diferente do grelhado, frito ou rústico, encontrei esses schnitzels na seção de receitas de Montenegro do livro “Cozinha dos Balcãs” do IC “Colchida”, 2016. Não foi o que pareceu muito bom na leitura, mas resolvi tentar o que aconteceria porque não conseguia imaginar. A mistura final parecia horrível, mas na verdade os schnitzels acabados não tinham um gosto ruim, especialmente quando resfriados. Experimente cozinhá-los pelo menos uma vez para ver por si mesmo!
Os produtos abaixo renderam 21 fígados de tamanho bastante decente. Você pode ajustar as quantidades dos produtos de acordo com a quantidade desejada de schnitzels acabados.
Produtos:
- 750 g de fígado de porco
- 2 cebolas
- 4-5 batatas não muito grandes ou 2-3 batatas maiores
- 1 ovo
- 2 dentes de alho
- 1 cacho pequeno de salsinha – eu uso 1 colher de chá. seco porque sinto menos (não gosto)
- 4-5 colheres de sopa. farinha
- óleo para fritar
Preparação:
O fígado de porco é limpo de todas as peles e veias, cortado em tiras convenientes e moído em um moedor de carne.
A cebola é picada finamente e as batatas raladas no ralador grosso. Pique os dentes de alho.
Todos os produtos preparados são misturados em uma tigela. Adicione o ovo, a salsa e a farinha. Tempere com sal e pimenta. Deve-se obter um mingau de espessura média, com aparência e cor pouco atraentes. Se necessário, adicione mais farinha.
Numa frigideira funda, aqueça bastante óleo em fogo alto e, com uma colher, despeje a mistura, espalhando em schnitzels do tamanho que preferir. Frite até dourar dos dois lados. Retire os fígados fritos em papel de cozinha para escorrer o excesso de gordura.
Servido com salada fresca – escolhemos repolho com cenoura.