Mingau de cogumelo

O mingau costuma ser chamado de “comida do pobre”, mas isso não significa que não seja delicioso! Pode ser feito com cogumelos, frango, azeda ou qualquer outra verdura… O princípio de preparo é o mesmo para todos os tipos de mingaus: torra-se a farinha, acrescentando-se uma colher de sopa de farinha em cada porção (2 colheres de sopa = 2 porções; 4 sl = 4 porções, etc.). Acrescenta-se gordura e, gradativamente, líquido, geralmente a partir do caldo do cozimento do produto principal.

Hoje ofereço para vocês a versão cogumelo, que é preparada apenas com cogumelos, farinha e gordura vegetal, por isso é adequada para o dia de carboidratos para consumir refeições com farinha da dieta de 90 dias, ou em jejum.

Produtos para cerca de 5 porções:

  • 300g de cogumelos
  • 1 Colher de Sopa. farinha para cada porção – neste caso, 5 colheres de sopa.
  • água para ferver os cogumelos
  • azeite para fritar a farinha depois de assada
  • Sal e pimenta a gosto

Preparação:

Os cogumelos são limpos, cortados em rodelas e cobertos com água suficiente para cobri-los. Coloque-os no fogão para cozinhar até ficarem macios.

Assim que estiverem cozidos, retire-os do caldo com uma escumadeira. O caldo é conservado deixando-o no fogão quente para mantê-lo aquecido.

Coloque a quantidade necessária de farinha em uma panela. O fogão é ligado em temperatura média-alta para que a farinha fique torrada e seca.

Quando dourar e começar a cheirar a assado, acrescente o azeite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.

Assim que ficar uma mistura homogênea, mas antes que comece a queimar, acrescente uma concha de caldo. Com agitação contínua, o líquido é adicionado concha por concha, até a quantidade desejada.

Deixe o mingau no fogão em fogo moderado para evaporar o líquido e cozinhar a farinha. Assim que engrossar, acrescente os cogumelos cozidos ao mingau. Tempere a gosto com sal e pimenta. Cozinhe na espessura desejada. Servido com um delicioso pão que derrete no prato e absorve o molho.

Não desanime com a aparência deste prato simples, porque é uma delícia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *