Pela primeira vez na vida compro e preparo mexilhões. A pedido de Rosen, que no ano passado no mar tentou várias vezes comer em diversos estabelecimentos, mas ainda não tinha – fazia muito calor no verão e os mexilhões morreram. Comemos em dois lugares diferentes este ano. Um dia ele olhou na loja e disse – por que não tentamos fazer o nosso? Não fiquei muito entusiasmado, mas concordei em ver o que aconteceria. Fiquei agradavelmente surpreendido com as amêijoas congeladas, que tinham um cheiro doce! Consultei vários livros de receitas gregas diferentes e gostei do vinho branco de uma receita, da hortelã de outra e da pimenta vermelha do que experimentamos. Ficou um ótimo pilaf com mexilhões! E o que mais me surpreendeu foi o resultado maravilhoso obtido de uma forma muito fácil!
Produtos:
- 450 g de amêijoas congeladas
- 1 cebola roxa
- 1 tomate
- 1 pimenta vermelha
- 200g de arroz
- 50 ml de vinho branco
- 1 cacho pequeno de endro fresco
- algumas folhas de hortelã fresca
- azeite
- sal
- pimenta preta “na cor”
Preparação:
Corte a cebola, o pimentão e o tomate em cubinhos. Numa panela aqueça um pouco mais de azeite e refogue a cebola. Quando amolecer um pouco, acrescente a pimenta. Em seguida adicione o arroz e frite por alguns minutos para absorver a gordura.
Em seguida, coloque os mexilhões na panela, regue com o vinho branco. Espera-se que os produtos absorvam o sabor e que o álcool evapore. Adicione o tomate e os temperos frescos picados, além de sal e pimenta a gosto. Eu recomendo mais pimenta preta.
Despeje a água morna, um pouco acima do nível dos produtos na panela, e cozinhe, mexendo, até que o arroz esteja pronto e o líquido tenha sido absorvido. Se necessário, adicione um pouco mais de água. Eu tinha atingido exatamente a quantidade certa para um arroz perfeitamente cozido. Se sobrar algum líquido não absorvido, a panela pode ser retirada do fogo e deixada tampada para absorver o líquido do arroz.
Ao servir, polvilhe com endro fresco.
Já faz muito tempo que não vejo Rosen comer tudo com tanta vontade que ele literalmente lambe o prato! Segundo ele, os meus mexilhões com arroz eram ainda mais saborosos do que os que comíamos nos restaurantes de peixe da Grécia! Fiquei muito lisonjeado com essa classificação!